Poupar – Uma decisão que pode mudar o seu futuro

EMAIL
Facebook
Twitter
LinkedIn

Poupar, para muitos brasileiros é um grande desafio! Parece impossível, né? Em época de crise, então, pior ainda! Principalmente porque a maioria dos brasileiros estão endividados – segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 60% das famílias brasileiras estão endividadas em 2016.

Entretanto, poupar dinheiro deveria ser um hábito e atitudes do cotidiano, atitudes que passam despercebidos e que podem mudar oseu futuro. Mas precisa haver disciplina!

Se você faz parte dos 75% da população que não tem o hábito de poupar parte do dinheiro para o futuro, confira 06 dicas que podem ajudá-lo a desenvolver esse hábito, vamos lá?

  1. Para juntar dinheiro é preciso ECONOMIZAR

Muitas pessoas acreditam que só é possível desenvolver o hábito de economizar dinheiro se ela tem uma renda alta, isso é pura ilusão! Você pode poupar independente do seu salário. Se você pode guardar 100 reais por mês, que seja, parece pouco? Mas ao longo de um ano são 1200 reais, mais os juros! A poupança não é uma das modalidades mais rentáveis, porém, não oferece riscos para o poupador que não conhece o mercado financeiro. Por isso, os rendimentos também são mais tímidos. O importante é ter o hábito de poupar. No início pode ser difícil para muitas pessoas, principalmente para as mais consumistas, mas difícil não é impossível.

  1. Tenha disciplina e muita paciência

Para começar a poupar dinheiro é preciso ter muita paciência e disciplina, pois, assim como qualquer hábito, desenvolver esse não é fácil. Para que você não sinta tanto o impacto – afinal em um primeiro momento a sensação que você vai ter é que está faltando dinheiro em seu orçamento – você pode começar a poupar pequenas quantidades por mês até que seu cérebro assimile a ideia e você consiga poupar um pouco mais. Em curto prazo, você pode achar que está poupando pouco e que isso não vai adiantar nada, mas quando surgir esse pensamento, tente considerar essa ideia a longo prazo, isso irá te estimular a continuar poupando.

  1. Elimine suas dívidas

Para conseguir juntar mais dinheiro é preciso que você elimine as suas dívidas, mas isso não deve te impedir de poupar. No período em que estiver quitando as suas dívidas guarde uma quantidade menor de dinheiro, e conforme você for eliminando esses débitos, o valor poupado deverá aumentar. O importante é sempre guardar um pouco de dinheiro por mês.

  1. Não se console nas compras

Depois de uma semana difícil de trabalho, você já cedeu a um impulso de consumo com o pensamento “eu mereço comprar isso”? E sem perceber, acabou levando várias peças em promoção que não precisava, mesmo sabendo que estava com o limite do cartão de crédito praticamente estourado?

A questão, meu caro, não é de merecimento. É claro que você merece, afinal, você trabalhou duro, e merece tudo, mas a questão nessa situação é priorizar (ou não) seus objetivos financeiros. Seja firme!

  1. Evite Comprar Parcelado

“Se eu parcelar em 10x não vou nem sentir…” A notícia é que você vai sentir sim quando as parcelinhas se encontrarem no mesmo mês. Quem costuma parcelar sempre, seja qual for motivo, precisa ser muito organizado. Pois aquela parcelinha a mais do seu novo tênis vai ser somada com a parcela do celular e mais com a parcela da calça nova. E ai, seu dinheiro ficou todo comprometido! O sonho da casa própria ou daquela viagem dos sonhos vai ficando cada vez mais distante!. Esse é o perigo de dividir em muitas parcelas porque a maioria esquece que elas existem e passar a fazer mais compras parceladas, até que a soma atinja um valor que prejudique todo o orçamento.

 

  1. Deixe de seguir perfis de marcas e lojas nas redes sociais

Se você tem o hábito de seguir perfis de lojas e marcas nas redes sociais ou recebe newsletters com promoções, pare agora mesmo. Do contrário, certamente você será dominado pelo desejo desenfreado de comprar. A tentação é maior do que quando você está exposta a uma vitrine de shopping, pois nem precisa sair de casa para se sentir induzida a comprar, basta olhar o celular ou o computador.

 

Como vê, o hábito de poupar dinheiro está ao alcance de todos, bastando ter atitude, ser persistente e disciplinado. Quando você conseguir alcançar o seu primeiro objetivo, você não vai mais parar de poupar dinheiro e sua vida será totalmente diferente.

 

Quer mais dicas?

Entre em contato com a VSM GESTÃO CONTÁBIL E EMPRESARIAL  e saiba mais sobre o que podemos fazer por você e/ou sua empresa.

 

Coordenado por:

Vânia Trindade

Empreendedora, contadora, pós-graduada em controladoria e especialista em Gestão de Empresas. Sócia fundadora da VSM Gestão Contábil e Empresarial com mais de 20 anos de experiência na área Contábil/Fiscal/Tributária, mantendo ativa a participação em entidades de classe como o SESCON-PA. Responsável pelo relacionamento com clientes e desenvolvimento de novos projetos dirige a visão estratégica da VSM com uma paixão implacável, que resulta em soluções inovadoras e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial