EBITDA: O que esse indicador pode fazer por sua empresa

EMAIL
Facebook
Twitter
LinkedIn

O hábito de criar demonstrativos financeiros para a empresa periodicamente é fundamental para que, o empreendedor ou os investidores possam acompanhar o desempenho do negócio de maneira constante e objetiva.
É a partir desse levantamento que é possível analisar os pontos fortes e fracos da gestão e assim, elaborar estratégias que permitam corrigir determinadas falhas e elaborar novos planos de ação para o crescimento da empresa.

O conceito de EBITDA

A sigla EBITDA tem origem da palavra inglesa e significa Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization – ou em português, em um tradução Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Basicamente o EBITDA é um indicador financeiro muito utilizado por empresas que possui capital aberto, mas também usado por empresas de capital fechado e a sua função é auxiliar na quantificação do desempenho econômico dessa organização.
Mesmo uma empresa tendo várias fontes financeiras que irá gerar o seu caixa, tais como, o mercado de ações ou a geração operacional, o EBITDA considera apenas esta última, realizando portanto, uma análise interna do desempenho da empresa.
O EBITDA não considera fatores como impostos, taxas, depreciações e amortizações, pois, há um outro indicador financeiro que leva em conta todos estes fatores e é considerado mais abrangente, o chamado EBIT.

QUE CONTRIBUIÇÕES ESSE INDICADOR PODE TRAZER PARA SUA EMPRESA?

Assim como todos os indicadores financeiros, o EBITDA também possui suas vantagens e desvantagens, como serão apresentadas a seguir.
As principais vantagens e benefícios do EBIDTA para as empresas são:

  • É considerado uma ferramenta essencial que determina os números relacionados a produtividade e eficiência de um negócio, isso porque seus cálculos não são compostos de decisões contábeis e financiamentos;
  • Caso o EBITDA da empresa aumente ao longo dos anos, pode-se concluir facilmente que essa empresa tem a capacidade de gerar eficiência e produtividade;
  • A partir da comparação do EBITDA entre diferentes empresas, é possível realizar uma análise de competitividade entre elas no mercado;
  • Empresas de países diferentes também podem ser submetidas as comparações de EBITDA entre si, uma vez que estamos nos referindo a um indicador financeiro universal. Além disso, as tributações são marcadores não utilizados por esse indicador, sendo mais um fator que permite esse tipo de análise comparativa.

Por outro lado, o EBITDA também tem seus pontos negativos e limitações:
O EBITDA pode comprometer o caixa e os resultados futuros da empresa, pois, ele não engloba uma possível alta alavancagem.

  • Se a empresa desejar investir em ativos financeiros, o EBITDA não é o indicador mais recomendado, pois, não terá o seu esforço econômico beneficiado recompensado e os valor destes ativos passarão desapercebidos neste tipo de análise.
  • Esse indicador financeiro não é tem a capacidade de indicar a liquidez de uma empresa;
  • O EBITDA positivo pode ocultar alguns prejuízos financeiros existentes + da empresa.

Como se vê, é preciso ser bastante cauteloso com esse indicador, pois seu resultado tende – quase sempre – a ser positivo, e com isso, pode contribuir para a descapitalização e destruição da riqueza de uma organização.

Ademais, entendemos que o EBITDA tem limitações e, portanto jamais deve ser considerado um substituto do Fluxo de Caixa Operacional.

Entre em contato com a VSM GESTÃO CONTÁBIL E EMPRESARIAL e saiba mais sobre o que podemos fazer por sua empresa.

 

Coordenado por:

Vânia Trindade

Empreendedora, contadora, pós-graduada em controladoria e especialista em Gestão de Empresas. Sócia fundadora da VSM Gestão Contábil e Empresarial com mais de 20 anos de experiência na área Contábil/Fiscal/Tributária, mantendo ativa a participação em entidades de classe como o SESCON-PA. Responsável pelo relacionamento com clientes e desenvolvimento de novos projetos dirige a visão estratégica da VSM com uma paixão implacável, que resulta em soluções inovadoras e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial