Ciclo Financeiro – O que você precisa saber para melhorar o seu negócio!

EMAIL
Facebook
Twitter
LinkedIn

O ciclo financeiro é um indicador financeiro que permite ao empreendedor dimensionar os riscos e custos e a partir dele estabelecer uma melhor política que otimize os prazos e descontos da empresa, ou seja, ele dá maior e melhor embasamento para as tomadas de decisões.

O ciclo financeiro é popularmente conhecido como ciclo de caixa, pois, ele ocorre entre data de pagamento dos fornecedores pela compra de mercadorias ou insumos e a data de recebimento pelas vendas realizadas na empresa.

Pode-se dizer portanto, que esse indicador tem seu início de cálculo a partir do momento que ocorre a aquisição da matéria-prima até sua transformação em produto acabado – se for indústria – ou produto final – se for comércio.

Após a venda dessas mercadorias tem-se o início do processo de contas a receber, no qual o cliente paga pelo produto adquirido, e assim o ciclo financeiro é finalizado.

Se a empresa tem um poder de negociação maior, os seus prazos tendem a ser mais prolongados, e portanto, o seu ciclo financeiro será mais longo.

Qual é a aplicação do ciclo financeiro na empresa?

Comumente, o ciclo financeiro é aplicado na realização de cálculos e na mensuração de tempo para que a empresa possa:

  • Criar os seus produtos;
  • Comercializar os seus estoques;
  • Quitar seus débitos com fornecedores;
  • Arrecadar os recebíveis.

Vale ressaltar que, esses cálculos são realizados representando os dias trabalhados.

O ciclo financeiro permite que o gestor compreenda qual o tempo necessário para que o estoque possa ser convertido em vendas. Além disso, é possível determinar o prazo em que a venda é transformada em dinheiro, e finalmente, qual o tempo necessário para se pagar o fornecedor.

Qual é a importância do ciclo financeiro para a empresa?

O ciclo financeiro permite ao empreendedor obter as principais informações para que ele possa manter o seu fluxo de caixa devidamente organizado. Esse indicador financeiro também ajuda no planejamento de uma política de compras e vendas equivalente com a situação econômica atual do negócio, evitando assim gastos desnecessários.

Por exemplo, o gestor pode em um determinado momento estar mais interessado em pagar um valor reduzido pela matéria-prima, porém, quer comercializar o produto final por um valor mais alto. Como estratégia, ele faz o máximo de parcelas para o seu cliente pagar por esse produto, negociando com o seu fornecedor o pagamento do insumo para um prazo mais longo.

Entretanto, o gestor tem que ser muito preciso na elaboração desse tipo de estratégia, caso contrário, a empresa poderá entrar em desequilíbrio financeiro sério, uma vez que com os prazos longos para recebimentos, a empresa ficará com pouco capital para quitar suas dívidas.

Essa é uma característica que pode diferenciar uma empresa que tem baixo faturamento, porém, alta rentabilidade, e uma empresa que tem alto faturamento, mas baixa rentabilidade – uma boa elaboração da estratégia do ciclo financeiro.

Com relação a aquisição de insumos e serviços, produção, estocagem e vendas o ciclo financeiro auxilia os gestores no controle dos negócios sazonais, já que esses não ocorrem todo mês, ou seja, esse ciclo varia muito ao longo do tempo. Dessa forma, esse indicador ajuda a identificar o momento ideal para a aquisição de produtos, por exemplo.

Já a redução na vendas pode afetar significativamente o ciclo financeiro da empresa, isso acontece devido ao aumento no número de dias que a organização demora para transformar seu estoque em vendas e contas a receber em dinheiro, ou seja, quanto mais tempo o produto fica no estoque, mais o ciclo financeiro se prolonga.

Assim sendo, é de fundamental importância compreender o ciclo financeiro de sua empresa para assim identificar os possíveis riscos e corrigi-los o quanto antes.

Se você deseja entender melhor essa operação, necessitando de orientação profissional para analisar e compreender o ciclo financeiro de sua empresa Entre em contato conosco! A VSM terá imenso prazer em se se aliar a você nessa jornada!

 

O que você achou desse artigo? Dê sua opinião!

Entre em contato com a VSM GESTÃO CONTÁBIL E EMPRESARIAL  e saiba mais sobre o que podemos fazer por sua empresa.

 

Coordenado por:

Vânia Trindade

Empreendedora, contadora, pós-graduada em controladoria e especialista em Gestão de Empresas. Sócia fundadora da VSM Gestão Contábil e Empresarial com mais de 20 anos de experiência na área Contábil/Fiscal/Tributária, mantendo ativa a participação em entidades de classe como o SESCON-PA. Responsável pelo relacionamento com clientes e desenvolvimento de novos projetos dirige a visão estratégica da VSM com uma paixão implacável, que resulta em soluções inovadoras e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial