04 dicas valiosas de como melhorar a produtividade do seu negócio

EMAIL
Facebook
Twitter
LinkedIn

04 dicas valiosas de como melhorar a produtividade do seu negócio

Fazendo algumas consultorias em empresas, tenho percebido os empresários cada vez mais preocupados com esse fator – produtividade.  Maximizar lucros, elevar resultados e ainda contar com colaboradores engajados tem sido o sonho de toda empresa.

Alguns fatores estão diretamente relacionados com a produtividade, sendo que são eles que influenciam de forma direta no produto ou serviço, ou seja, conseguir produzir mais, utilizando a menor quantidade de recursos possível. Mas a produtividade não está relacionada somente na capacidade da empresa em produzir mais! Significa, também, encontrar alternativas para ganhar eficiência, mantendo a qualidade dos produtos e inovação.

Obviamente esses fatores podem variar entre os diferentes segmentos empresariais, mas a base, que é a produtividade, é igual para todas as empresas. Esse é o alicerce do seu negócio, é a maneira de saber que sua empresa está no caminho certo.

Pensando em te auxiliar a aumentar a produtividade de sua empresa, preparamos 4 dicas que certamente irão fazer seu negócio ter mais sucesso.

1. Invista na padronização dos processos

Em todas as organizações, diariamente, uma série de processos é executada e, muitas vezes, de forma automática e sem padrão! Cada envolvido executa de uma forma diferente, ou seja, sem uma lógica sequencial – E com cada um fazendo do seu jeito, erros e falhas vão ocorrendo pela simples falta de clareza nos processos. Muitas vezes ocorre também porque os próprios gestores desconhecerem detalhes na sequência das tarefas.

Definir o funcionamento de cada uma de forma isolada e a integração que as diversas atividades do negócio têm entre si, é imprescindível! Adotar práticas sólidas de gestão de processos pode trazer um diferencial elevado para sua empresa. Com o mapeamento e padronização dos processos, é possível:

  • Definir os papéis de cada um, colaboradores e diretores;
  • Reduzir os atrasos ou retrabalhos;
  • Foco na priorização de tarefas
  • Implementar melhores práticas de produção, gerando maior transparência;
  • Ter maior controle e monitoramento;
    Conseguir melhor satisfação e resposta do cliente quanto ao produto/serviço entregue.

2. Motive a sua equipe de colaboradores

Um bom gestor sabe que para que sua empresa cresça, a produtividade não depende apenas da forma como ele gere o negócio, mas principalmente a forma como ele lida com sua equipe, motivando-a e investindo em treinamentos e comunicação entre todos os setores.

Aceite também sugestões de seus colaboradores, pois, essa é uma maneira de fazer com que eles se sintam mais importantes e valorizados dentro do seu negócio, e consequentemente, a produtividade aumentará.

3. Concentre-se nos fornecedores mais adequados

É muito comum, empresários diversificarem fornecedores na busca por melhores preços, porem, nem sempre esta é a melhor estratégia. Concentre-se naqueles que oferecem equilíbrio entre qualidade, preço, prazo de entrega e prazo de pagamento.

4. Estabeleça metas de corte e redução de custos

Um dos maiores desafios dos gestores de empresas está hoje na redução de custos e no aumento da produtividade. Sem dúvida, cortar gastos e custos indiscriminadamente não é uma maneira inteligente de melhorar a produtividade na empresa. Porém ter um controle de custos eficiente se tornou uma medida indispensável para a manutenção da saúde organizacional. Cortar gastos não pode ser uma atitude a realizar somente em momentos difíceis! A ação deve ser continua!

Para diminuir os custos e aumentar a produtividade, o comprometimento de todos os colaboradores nessa tarefa é fundamental!

Reveja cada despesa.  É imprescindível verificar o que realmente é utilizável e o que é desperdício. Vamos analisar algumas despesas: por exemplo, ter várias contas bancárias é realmente necessário? O copo descartável para água e cafezinho, será que realmente é preciso?

Organize suas compras, avalie seu estoque evitando pedidos urgentes. Procure ter um estoque saudável.Quanto mais produtos acima da capacidade de venda você tiver em estoque, maior a quantidade de dinheiro parado na sua empresa.

Consulte sempre seu contador, para ver se existem mudanças no seu negócio que podem ajudar a diminuir a carga tributária.

Qual é a estratégia que você usa para aumentar a produtividade de sua empresa? Deixe sua opinião

 

VÂNIA TRINDADE

Empreendedora, contadora, pós-graduada em controladoria e especialista em Gestão de Empresas. Sócia fundadora da VSM Gestão Contábil e Empresarial com mais de 20 anos de experiência na área Contábil/Fiscal/Tributária, mantendo ativa a participação em entidades de classe como o SESCON-PA. Responsável pelo relacionamento com clientes e desenvolvimento de novos projetos dirige a visão estratégica da VSM com uma paixão implacável, que resulta em soluções inovadoras e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial